Comunidade N. S. de Lourdes e S. Paulina

Rua Felipe Pereira, nº 29. Bairro Ouro Preto

 

ATIVIDADE
PROGRAMAÇÃO
Missas
1° e 3° domingo, às 10h
Celebração da palavra
2°, 4° e 5° domingo, às 10h
Adoração ao Santíssimo
Toda 1ª quinta-feira, às 19h30m
Reunião de Batismo inscrições na hora
3° e 4° sábado, às 18h
Batizado
2° domingo, às 10h
Catequese
2° domingo, às 10h
Terço da misericórdia
Diariamente, às 15h
Terço de Nossa Senhora
Diariamente, às 18h
Círculo Bíblico nas casas
Todas as terças-feiras, às 19h
Reunião do conselho comunitário
Toda 2ª terça-feira, às 20h
Grupo dos Alcoólicos Anônimos
Terça e quinta-feira às 19h30m

 

 

Nosso bairro sempre teve a fama de violento, mas isso nunca nos impediu de fazermos a vontade de Deus: "Ide e evangelizai".

Iniciamos nossa comunidade com a oração do terço nas casas com a orientação do senhor Manoel Jorge, no dia 25 de julho de 1995. Na época participávamos na matriz São Francisco de Assis, que era muito distante do nosso bairro. Em outubro de 1996 iniciaram-se as Santas Missões Populares, nesse trabalho de missões, visitamos 253 famílias católicas e 14 famílias protestantes. Por dois anos trabalhamos muito e começamos a pensar na construção de uma igreja em nosso bairro. 

No ano de 1997 a senhora Alzerina emprestou um terreno dela para nos reunirmos e fazer orações. Em 1998 padre Paulo Machado, recém-chegado à matriz, nos autorizou formar o núcleo Nossa Senhora de Lourdes neste terreno. Uma moradora do bairro, senhora Maria, disse que sua patroa gostaria de nos ajudar e que era devota de Nossa Senhora de Lourdes e nós a aceitamos como Padroeira. 

Em 13 de junho de 1998 o diácono Sebastião Pedro presidiu a 1ª celebração. Em agosto do mesmo ano, padre Paulo Machado celebrou a 1ª missa e o núcleo passou a se chamar Núcleo Nossa Senhora de Lourdes. A partir deste dia começava a se identificar como modelo de comunidade-celebrações, missas, batizados, catequese, clube de mães, crisma, grupo jovem, etc. - Tudo isso com o apoio e assistência de Padre Paulo Machado e do diácono Sebastião Pedro. 

Como coordenadora, dona Alzerina e o vice coordenador Manoel Jorge juntamente com todos do núcleo nos empenhamos para a construção do prédio. No ano 2000 compramos o terreno que pertencia à dona Alzerina. 

Em 29 de dezembro de 2002 celebramos a missa da bênção da Pedra Fundamental e se iniciaram as obras para a construção da igreja. Sr. José, morador do bairro, conseguiu um engenheiro, seu patrão que fez a planta para nós, DOAÇÃO, e a partir daí muito trabalho, muitos eventos e doações, principalmente muita oração para a construção de nossa comunidade. Na época nosso bispo diocesano Dom Werner, fez uma doação de cinco mil euros para ajudar nossa comunidade. Logo em seguida foi transferido para Belo Horizonte. Deus o abençoe!!! Em seguida veio para nossa diocese, nosso bispo Dom Luciano Bergamini. 

Com a canonização de Madre Paulina, padre Paulo, a pedido de uma fiel, nomeou-a como co-padroeira de nossa comunidade, o que os fiéis concordaram. 

Em 2004 foram enviados sete ministros em nossa comunidade: 3 da palavra, 03 da comunhão e 1 do batismo. Em 2005 colocamos a laje em nossa comunidade. Em 2005, Padre Paulo foi transferido para outra paróquia, mas deixou esta que foi a primeira igreja que construiu. 

Em abril de 2005 tomou posse na matriz padre Geraldo Magela, que também muito nos ajudou, apoiou participou em todos os eventos, valorizando nossos trabalhos e evangelizando conosco. 

Em 2007 o padre Geraldo Magela foi transferido e veio para nossa paróquia padre Max, que está conosco até a presente data. Somos gratos a Deus pela vida dele e por sempre nos apoiar nos eventos, trabalhos, etc. Que Deus o abençoe sempre! 

Aos poucos fomos construindo nossa comunidade e hoje, com 13 anos de existência, podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor. Os fieis de nossa comunidade participam ativamente nos eventos, missas, celebrações. Participam também fazendo doações materiais tais como: organizamos campanha dos bancos, das janelas de ferro, das janelas de alumínio para o salão, etc.

Louvamos o Senhor pela vida de todos que participaram e participam conosco neste trabalho de evangelização. Pedimos a Deus também pela vida do nosso bispo, Dom Luciano Bergamini, que fez um empréstimo para nossa comunidade para a compra de outro terreno para realizarmos eventos e festas, pois não temos espaço para tal. 

 

Nossa comunidade é muito acolhedora, amiga e agradável! Faça-nos uma visita!!!

 

Estamos prestes a iniciar o tempo do advento. Assim, nossa reflexão deste mês aproveita esse período para nos levar a ter esperança no futuro.

Segunda e Sexta-feira, às 19h.
Quarta-feira (missa da graça), às 19h.
Domingo, às 6h30m, 8h e 19h.
Copyright 2011-2013 © Paróquia São Francsico de Assis, Nova Iguaçu/RJ - Todos os direitos reservados